Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs participa de pesquisa para integrar o Ranking de Universidades Empreendedoras 2023

Respostas aos questionários para estudantes e docentes é fundamental para o posicionamento da Universidade no Ranking.

Publicação:

Img site RUE 2023
Ranking posiciona universidades de acordo com suas práticas empreendedoras.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está empenhada em garantir sua participação e destaque no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023, organizado pela Brasil Júnior, a confederação brasileira de empresas juniores. O ranking analisa o ecossistema das Instituições de Ensino Superior brasileiras a partir de suas práticas empreendedoras. Para isso, é importante que estudantes e docentes da Uergs participem da pesquisa de percepção, cujos dados contribuem para o posicionamento da Uergs no ranking.

A Uergs já participou de edições anteriores do Ranking de Universidades Empreendedoras e reconhece a importância dessa iniciativa. De acordo com a professora Betina Bitencourt, presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uergs (NIT), a participação no ranking traz diversas vantagens para a Uergs, incluindo a potencial divulgação nacional e o estímulo ao interesse pela temática empreendedora na comunidade acadêmica.

Além de promover a visibilidade da Universidade, a participação proporciona a valorização para estudantes, professores(as) e a gestão da instituição. Os relatórios com os indicadores analisados pelos(as) avaliadores(as) são disponibilizados, permitindo um melhor entendimento das práticas empreendedoras e oportunidades de aprimoramento.

Uma das etapas cruciais para a participação da Uergs no ranking é a coleta de dados por meio da Pesquisa de Percepção dos Discentes, que já está disponível a estudantes da Universidade, com o objetivo de incentivar sua participação no questionário. O link para o questionário dos(as) alunos(as) foi enviado por e-mail, porém de acordo com Betina,  a adesão tem sido baixa. “A falta de um número mínimo de respostas pode comprometer a inclusão da Uergs no ranking”,ressalta a docente.

Nos próximos dias, a Pesquisa de Percepção também será enviada aos(às) docentes, ampliando o alcance da coleta de dados. A campanha em andamento visa conscientizar e mobilizar a comunidade acadêmica, enfatizando a importância da participação no questionário. 

“A Uergs conta com a colaboração de alunos e professores para garantir uma representação sólida no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023, fortalecendo seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo”, frisa Betina.

Entenda como funciona a metodologia da pesquisa para a formação do ranking.

Pesquisa de Percepção dos Discentes 

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul