Uergs participa de pesquisa para integrar o Ranking de Universidades Empreendedoras 2023
Respostas aos questionários para estudantes e docentes é fundamental para o posicionamento da Universidade no Ranking.
Publicação:

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) está empenhada em garantir sua participação e destaque no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023, organizado pela Brasil Júnior, a confederação brasileira de empresas juniores. O ranking analisa o ecossistema das Instituições de Ensino Superior brasileiras a partir de suas práticas empreendedoras. Para isso, é importante que estudantes e docentes da Uergs participem da pesquisa de percepção, cujos dados contribuem para o posicionamento da Uergs no ranking.
A Uergs já participou de edições anteriores do Ranking de Universidades Empreendedoras e reconhece a importância dessa iniciativa. De acordo com a professora Betina Bitencourt, presidente do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uergs (NIT), a participação no ranking traz diversas vantagens para a Uergs, incluindo a potencial divulgação nacional e o estímulo ao interesse pela temática empreendedora na comunidade acadêmica.
Além de promover a visibilidade da Universidade, a participação proporciona a valorização para estudantes, professores(as) e a gestão da instituição. Os relatórios com os indicadores analisados pelos(as) avaliadores(as) são disponibilizados, permitindo um melhor entendimento das práticas empreendedoras e oportunidades de aprimoramento.
Uma das etapas cruciais para a participação da Uergs no ranking é a coleta de dados por meio da Pesquisa de Percepção dos Discentes, que já está disponível a estudantes da Universidade, com o objetivo de incentivar sua participação no questionário. O link para o questionário dos(as) alunos(as) foi enviado por e-mail, porém de acordo com Betina, a adesão tem sido baixa. “A falta de um número mínimo de respostas pode comprometer a inclusão da Uergs no ranking”,ressalta a docente.
Nos próximos dias, a Pesquisa de Percepção também será enviada aos(às) docentes, ampliando o alcance da coleta de dados. A campanha em andamento visa conscientizar e mobilizar a comunidade acadêmica, enfatizando a importância da participação no questionário.
“A Uergs conta com a colaboração de alunos e professores para garantir uma representação sólida no Ranking de Universidades Empreendedoras 2023, fortalecendo seu compromisso com a inovação e o empreendedorismo”, frisa Betina.
Entenda como funciona a metodologia da pesquisa para a formação do ranking.
Mais notícias
- Imagem dividida ao meio, com duas pessoas, uma em cada lado. À esquerda, há um homem de pele clara, cabelos curtos e castanhos. Ele está de frente, sorrindo levemente, usando uma camiseta verde com estampa circular no centro. O fundo é uma parede de azulejos brancos, bem iluminada. À direita, aparece uma mulher de pele clara e cabelos longos, lisos e escuros, soltos sobre os ombros. Ela também está de frente e sorri. Usa uma blusa preta de mangas compridas com recortes nos ombros. Seus braços estão cruzados. O fundo é um grande aquário com peixes coloridos e corais, em tons de azul e amarelo.
- Sala de aula equipada como laboratório de informática, com diversas estações de trabalho organizadas em fileiras. Cada estação conta com monitor, teclado, mouse e CPU compacta, todas ligadas e exibindo uma tela azul com o horário digital — variando entre 12:57 e 13:02. As mesas são brancas com gaveteiros embutidos, e as cadeiras são giratórias, de encosto preto e com rodinhas. O piso é de madeira do tipo parquet. A sala possui paredes brancas. Ao fundo, vê-se uma porta aberta com grade, uma lousa branca e um extintor de incêndio fixado na parede. Acima da porta, há uma placa de saída de emergência. A iluminação é feita por luminárias fluorescentes fixadas no teto. No canto direito da imagem, um projetor está apoiado sobre uma mesa. O ambiente tem aparência funcional e organizada, preparado para aulas práticas ou capacitações que envolvam uso de computadores.
- Quatro pessoas jovens conversam e olham um livro em uma biblioteca.
- Foto de um notebook aberto sobre uma superfície cinza, exibindo uma videoconferência na tela. A tela está dividida em duas partes principais: do lado esquerdo, um documento de texto (provavelmente uma ata ou pauta de reunião) está aberto no Microsoft Word, com destaque para um trecho de deliberação. Do lado direito, várias janelas de vídeo mostram participantes da reunião online. Algumas câmeras estão ligadas, exibindo rostos de pessoas em ambientes internos, e outras estão desligadas, mostrando apenas nomes ou iniciais. A interface da plataforma usada é o Google Meet. A iluminação geral da cena é neutra e o fundo é liso, em tom cinza-claro.