Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Pesquisa

Coordenador: Ester Wolff Loitzenbauer

Equipe: Lauro Diniz da Silva Rosa, Rafael Gehrke

Resumo: O presente projeto serve como âncora de várias pesquisas que tematizam sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), como um serviço de apoio a ser oferecido nas Salas de Recursos Multifuncionais, conforme previsto pela Política Atual de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, do MEC, instituída pela Portaria 555/2007 e prorrogada pela Portaria 948/2007, com vigência a partir de janeiro de 2008 (BRASIL, 2007; 2008). Apesar de ter-se passado quase uma década dessa prerrogativa, as pesquisas realizadas em amostragem de escolas da região Litoral Norte e região metropolitana, vêm apontando que os sistemas de ensino ainda estão em processo de implantação desse serviço de apoio (SARDAGNA, 2012; 2016). Nesse sentido, o projeto visa dar sustentação com estudo e articulação entre pesquisadores, orientandos e bolsistas para várias pesquisas locais, em diferentes regiões, com o objetivo de mapear o contexto educacional Gaúcho, acerca da implementação dessa política nos sistemas de ensino públicos. Visa promover um debate significativo com o estudo aprofundado das políticas atuais de inclusão e acessibilidade, identificando como se dá a efetivação dessas políticas na prática, verificando também possibilidades e limitações, com mapeamento das demandas locais, junto a instituições escolares de diferentes regiões. A pesquisa é desenvolvida por integrantes do Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI), composto pesquisadoras, orientandos de graduação e pós-graduação e bolsistas de iniciação científica, cujo número varia a cada ano. O projeto também está relacionado e extensões e à Especialização em Atendimento Educacional Especializado editada em Osório (2015 e 2016) e em Novo Hamburgo (2017).

Coordenador: Helena Venites Sardagna

Equipe: Sandra Monteiro Lemos; Daiana Bastos da Silva; Liziane da Silva Barbosa; Gisele Dos Santos Borges; Priscila Formagio Osório; Noemi Rosane Gomes de Oliveira; Andrea Souza Teixeira Gonçalves

Fomento: No momento não conta com financiamento

Resumo: A pesquisa é parte do estudo denominado “Educação e Processos Inclusivos: delineando o contexto educacional gaúcho” desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GEPEPI), abrangendo diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Visa aprofundar e produzir conhecimento acerca dos processos inclusivos nas escolas do contexto regional de algumas das unidades da Uergs. O presente projeto visa analisar a política inclusiva em escolas públicas abrangentes da 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, região Litoral Norte, com sede no município de Osório. O estudo busca identificar e conhecer como a Política atual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva vem sendo implementada nos sistemas de ensino dessa região, dando foco ao à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em espaços pedagógicos denominados Salas de Recursos Multifuncionais, levantando número de alunos que freqüentam esses espaços, identificando demandas emergentes acerca do atendimento educacional especializado, dos processos inclusivos e da formação docente para a inclusão e o AEE, em escolas públicas dessas regiões.

Coordenador: Helena Venites Sardagna

Equipe: Andrieli Lusana

Fomento: Fapergs

Resumo: O projeto é parte do estudo denominado “Educação e Processos Inclusivos: delineando o contexto educacional gaúcho” desenvolvida por um grupo de pesquisa, composto de sete pesquisadoras, que relaciona pesquisa a ações de extensão e de ensino, abrangendo diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Visa analisar os desdobramentos da implementação do serviço do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da formação do professor de AEE, que atua em Salas de Recursos Multifuncionais, na região Litoral Norte do RS, mapeando suas práticas e sua abrangência, em escolas públicas vinculadas às redes municiais de ensino. Paralelamente, este estudo busca refletir sobre as identidades docentes constituídas em tais espaços e as possibilidades para pensar a formação inicial e continuada de docentes. O levantamento de dados será realizado em pelo menos dez (10) escolas públicas de diferentes municípios da região Litoral Norte, por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes das Salas de Recursos Multifuncionais. A metodologia é qualitativa do tipo exploratória e descritiva e a análise irá considerar as narrativas dos docentes participantes, à luz do campo teórico.

Coordenador: Helena Venites Sardagna

Equipe: Sandra Monteiro Lemos; Andrea Souza Teixeira Gonçalves

Fomento: Programa INICIE/UERGS

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul