Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Uergs desenvolve ações de Extensão voltadas à prevenção e ao enfrentamento aos efeitos da Covid-19

Publicação:

Ações estão sendo desenvolvidas em diversas regiões do estado.
Ações estão sendo desenvolvidas em diversas regiões do estado. - Foto: Carla Dellagnese/Ascom

Atualizada em 07/05/2020 - às 15h35

Neste período em que o isolamento social tem sido a principal recomendação para a prevenção à Covid-19, enquanto as aulas estão suspensas, a Uergs tem concentrado forças em ações de prevenção e de enfrentamento aos efeitos da pandemia. Estudantes e funcionários docentes, técnicos e de apoio administrativo estão desenvolvendo diversas iniciativas, oferecendo apoio e informações para que as pessoas da comunidade externa tenham melhores condições de passar por este momento.

São cerca de 70 ações de Extensão em andamento, que vão desde a arrecadação de itens e confecção de máscaras até a realização de cursos online e iniciativas de apoio aos produtores e empresas locais. “A pressão e a necessidade de enfrentamento dessas situações nos mobilizam e nos fazem perceber a necessidade de trabalho em conjunto - mesmo que estejamos fisicamente distantes - para atender às demandas da sociedade”, afirma a pró-reitora de Extensão da Uergs, Erli Costa.

Também estão ocorrendo diversas lives em que professores e estudantes conversam com especialistas e apresentam os resultados de suas pesquisas, numa linguagem acessível à população, como forma de conscientização e de colocar o conhecimento produzido na Universidade à disposição de todas as pessoas.

“Esse conhecimento precisa chegar a todos e todas. É isso que a Extensão Universitária promove, ao ligar o ensino e a pesquisa àqueles que estão afastados da academia”, defende a pró-reitora.

De acordo com Erli, a Universidade é um tripé composto por Ensino, Pesquisa e Extensão, e momentos como este fortalecem o papel extensionista da Universidade. “A Extensão Universitária é uma vitrine que mostra a instituição para a sociedade, e que ao mesmo tempo faz com que a Universidade se volte para a comunidade e disponibilize a ela o que mais é necessário neste momento”, ressalta.

Mais informações sobre cada uma das ações estão disponíveis em proex.uergs.edu.br

Conheça os locais onde as ações estão sendo desenvolvidas:

Ações estão sendo desenvolvidas em diversas regiões do estado.
Ações estão sendo desenvolvidas em diversas regiões do estado. - Foto: Carla Dellagnese/Ascom

Por: Daiane de Carvalho Madruga

Conteúdos relacionados

Mais notícias

UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul